Como definir Tipos de Pesquisa para Monografia

Um trabalho acadêmico é algo muito sério que reflete o profissional que pretendemos nos tornar e quais são os nossos reais interesses na área de trabalho. Por isso mesmo deve existir uma boa organização na realização desses trabalhos. Saber como definir tipos de pesquisa antes de começar o trabalho é muito importante.

Nesse artigo vamos descrever para você alguns dos tipos de pesquisa que podem ser utilizados em trabalhos acadêmicos. Leia com atenção e escolha aquela forma que realmente agregar mais com o tema que você deseja estudar e que torne mais claro para o seu leitor quais são os seus objetivos bem como as suas conclusões.

Tipo de Pesquisa

Pesquisa Exploratória

Nesse tipo de pesquisa o estudante procura estudar determinado fenômeno ou situação por meio de levantamento bibliográfico da área ou mesmo através de entrevistas com profissionais desse segmento.

Pesquisa Explicativa

Esse tipo de pesquisa é utilizado para estudar uma determinada teoria que tenha como objetivo explicar algum fato ou fenômeno. As reflexões a respeito da teoria são feitas em grande parte dos casos através de um levantamento bibliográfico.

Pesquisa Experimental

Um tipo de pesquisa bastante utilizada nas áreas biológicas e que busca descobrir quais são os fatores que desencadeiam em determinados fenômenos realizando uma reprodução controlada da realidade.

Pesquisa Ação

Um tipo de pesquisa que é realizada quando mais de uma pessoa tem interesse de resolver alguma questão. Pode ser feita para suprir alguma necessidade. Pesquisa Descritiva - Trata-se também de uma pesquisa com cunho bibliográfico que busca descrever um fenômeno, teoria ou fato.

Estudo de Caso

Para realizar esse tipo de pesquisa é importante ter um bom arcabouço teórico na área abordada. Trata-se de fazer um estudo de um objeto de pesquisa restrito buscando aprofundar as suas características e trazer algumas explicações sobre o caso.

Esses são tipos de pesquisa monografia, você poderá realizar qualquer um desses no seu trabalho monográfico.