Fazer Monografia

Muitos cursos superiores no Brasil exigem a realização de uma monografia para que o aluno seja aprovado completamente no curso. Porém, muitos sofrem com a angústia de não saber como fazer monografia, se esse problema te assombra também prepare-se para descobrir como fazer um dos trabalhos acadêmicos mais importantes do Ensino Superior.

Para começar é importante definir algumas características particulares das monografias. Esse é um trabalho realizado de forma individual, com a escolha de um único tema para ser abordado na pesquisa e pode ser de um tema já trabalhado por outro estudante desde que seja com um enfoque diferenciado. Saiba agora como elaborar uma monografia:

Esse tipo de trabalho é dividido numa estrutura de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Conheça a lista de cada um deles. Os Elementos pré-textuais, ou seja, tudo o que vem antes do texto da pesquisa:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Epígrafe;
  • Dedicatória;
  • Agradecimentos;
  • Sumário;
  • Listas;
  • Resumo.

Em seguida vem os Elementos Textuais, o trabalho propriamente dito dividido da seguinte forma:

O textos principal que é composto por uma Introdução que deve situar a problemática da pesquisa, o desenvolvimento que deve tentar através da pesquisa solucionar a problemática e a conclusão em que fique claro a que conclusões o estudante chegou.

A parte seguinte é composta pelos Elementos Pós-Textuais:

  • Glossário (muito importante em trabalhos com muitos termos técnicos);
  • Referências Bibliográficas (cada fonte tem uma forma diferente de ser referenciada);
  • Índices;
  • Anexos.

Conhecendo essa estrutura você já sabe como fazer uma monografia, porém, ainda fica a dúvida de como começar o seu trabalho. O primeiro elemento que você deve ter para começar a escrever o seu trabalho é uma pergunta que leve a uma pesquisa e que esteja ligada a alguma temática do seu curso superior.

Antes de fazer monografia completa é necessário apresentar para o seu professor orientador um projeto de pesquisa para que ele possa te orientar em relação a temática e enquadrar a sua problemática numa temática que possa ser elaborada.

Outro passo muito importante de falar nesse artigo sobre como escrever uma monografia é o estabelecimento de objetivos. Pense de forma clara em tudo o que você realmente tem condições de fazer e considere o tempo que terá para trabalhar em sua pesquisa.

Os objetivos de uma monografia são divididos em geral e especifico e deve servir de direcionamento para a sua pesquisa. É importante ressaltar que é necessário alcançar todos os objetivos traçados.

Para finalizar esse tópico sobre como fazer monografias vamos falar um pouco sobre a introdução desse trabalho. Essa é uma das partes mais importantes do seu trabalho e deve conter o tema abordado, o problema, os objetivos, a justificativa de porque estudar esse tema, contextualização do espaço da pesquisa e também como será feita a organização do trabalho. É pela introdução que as pessoas saberão do que se trata o seu trabalho.