Monografias ABNT

Apesar de cada instituição de ensino ter algumas exigências únicas no que se refere ao formato dos seus trabalhos acadêmicos como as monografias, por exemplo, ainda existem algumas normas que valem para todas. Essas são as normas ABNT Monografia que consistem em estabelecer um padrão para a estrutura e também para a formatação do trabalho.

Conheça algumas dessas normas, pois será bastante útil na hora de elaborar a sua monografia. Uma das normais principais diz respeito à estrutura como o trabalho deve ser apresentado, ou seja, com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Alguns desses elementos são opcionais, porém, outros são obrigatórios.

Normas ABNT Monografia

  • Elementos Pré-Textuais: capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo, listas e sumário.
  • Elementos Textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais.
  • Elementos Pós-Textuais: referências e anexos. Pode haver um glossário também, mas somente para trabalhos com muitos termos técnicos.
  • Normas Monografia – Referências Bibliográficas.

Dentre todas as normas que uma monografia possui como obrigatória uma que causa grande dor de cabeça para os estudantes é a forma de fazer as referências bibliográficas. Para começar é interessante que o estudante vá anotando ao longo do trabalho os autores que está utilizando como referência para não se perder no final da pesquisa e na hora de fazer as referências.

Um macete que as pessoas utilizam para lembrar todos os dados e a ordem dos mesmos para fazer a referência nas normas da ABNT é a sigla “A.T.E.L:E,D.”. As letras significam respectivamente:

Autor (sobrenome antes e em caixa alta). Título (deve estar em negrito). Edição. Local: Editora, data.

Não é tão difícil quanto parece, basta seguir a ordem correta dos elementos. Para ficar mais fácil você poderia ir fazendo as referências já no decorrer do trabalho, ou seja, fez uma citação já vai para a página de referências e anota.

Informe-se também se a sua instituição de ensino possui alguma publicação com as normas da ABNT e algumas de suas normas para a orientação dos alunos.